Alto Solimões
Novas usinas de energia serão instaladas no Alto Solimões
MANAUS (AM) – Até o final de 2015, o fornecimento de energia dará um salto no interior do Estado. Serão implantadas nas zonas rurais dos municípios das calhas dos rios Solimões e Juruá 34 usinas com capacidade de 600 kilowatts/dia a 18 megawatts/dia, empreendimentos que serão operados por Produtores Independentes de Energia Elétrica (PIE), segundo a Eletrobras Amazonas Energia.
De acordo com o diretor de Geração e Operação para o Interior da Eletrobras Amazonas Energia, Radyr Oliveira, o ‘start’ para a viabilização da implantação dos empreendimentos na área, que abrangerá 19 municípios amazonenses, já foi dado. “O planejamento para a empreitada foi iniciado ainda em 2012. De lá para cá desenvolvemos um projeto que foi entregue no mês passado à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e já é de conhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, informou. “Até 2015, essas usinas estarão em pleno funcionamento no interior”, assegurou.
Sobre o projeto, o diretor informou que a iniciativa visa otimizar o fornecimento de energia nos municípios amazonenses que não estão na rota do linhão de Tucuruí e beneficiar, com energia de qualidade, as unidades consumidoras das sedes e zonas rurais das localidades. “Um dos nossos objetivos é levar as usinas das sedes para as zonas rurais dos municípios, o que beneficiaria, principalmente, as comunidades isoladas e reduziria transtornos e situações de incômodos, como barulhos, nas zonas urbanas dessas cidades”, observou Oliveira, ao informar que, atualmente, a Eletrobras Amazonas Energia dispõe de 103 usinas em operação no interior do Estado.
Sem revelar o ‘salto’ que a produção de energia dará nos municípios beneficiados com a empreitada, o dirigente assegura que as usinas estarão preparadas para atender as demanda das unidades consumidoras do interior por até 15 anos. “Quem vai dizer essa capacidade é o mercado do interior, que, em média, tem crescido anualmente 8%”, garantiu.
Com relação à operação das usinas nas zonas rurais dos municípios, Oliveira destacou que as atividades serão terceirizadas. “Os empreendimentos serão de responsabilidade dos PIEs que, além de produzirem energia elétrica nas comunidades, terão de construir as usinas e arcar com a manutenção dos empreendimentos implantados”, destacou o diretor de Geração e Operação para o Interior. “A escolha das produtoras ocorrerá por meio de processo licitatório, que deve ser lançado, no máximo, até outubro”, projetou o executivo.
Entre os municípios que serão contemplados com os empreendimentos estão Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Maraã, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini, localizados na calha do Solimões. Já na área do Juruá, serão atendidas comunidades dos municípios de Carauari, Itamarati, Eirunepé, Envira e Ipixuna, cidades localizadas na calha do rio Juruá.
Fonte: Amazonas Em Tempo
Previous article
Next article
Leave Comments
Postar um comentário