Operação KORUBO desmobiliza garimpo ilegal próximo a índios isolados em Atalaia do Norte





a Polícia Federal Finalizou hoje (13) uma grande operação conjunta para desmobilização de garimpo ilegal próximo a índios isolados na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, em Atalaia do Norte no estado do Amazonas, zona fronteiriça com o Peru.

Nos últimos quatro dias, cerca de 60 agentes da Funai, Polícia Federal (PF) e Ibama atuaram na inutilização de aproximadamente 60 balsas que garimpavam ilegalmente nas TI Vale do Javari, TI Katuquina do Rio Biá e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim, no alto curso do rio Jutaí.
Trata-se de uma das áreas de mais difícil acesso da Amazônia brasileira, o que levou a equipe a inutilizar os equipamentos de garimpagem e de apoio ao ilícito no próprio local, conforme a legislação vigente. A TI Vale do Javari é o território com a maior concentração de povos indígenas isolados de todo o mundo, havendo nove referências confirmadas, além de três referências em investigação. A proteção territorial desenvolvida por meio de operações de fiscalização federal é essencial para a garantia da autonomia e da sobrevivência desses povos indígenas.
Foram cinco meses de planejamento e preparação logística que contaram com imagens de satélite recentes da região, dois aviões da Polícia (um para logística e transporte de equipamentos e outro que voa em alta altitude para o reconhecimento da área) e quatro helicópteros (dois do Ibama e dois da PF) para as abordagens das balsas de garimpo e transporte das equipes operacionais.
Operacao Korubo
Foto: Ibama/PF


Com informações do Ibama e da Polícia Federal

As ações de flagrante e destruição dos equipamentos de garimpo foram realizadas pelos integrantes do Grupo Especial de Fiscalização (GEF) do Ibama, do Comando de Operações Táticas (COT) e Delegacia de Tabatinga, ambos da PF, e da Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) da Funai.
O Ministério Público Federal em Tabatinga-AM acompanha todo o processo, auxiliando na articulação entre as instituições envolvidas na operação e expedindo recomendações aos órgãos competentes para inutilização dos equipamentos usados para o ilícito e nos procedimentos criminais posteriores.
Ultimas informações: Ao todo 52 km foram percorridos em busca de helicóptero desaparecido próximo a Atalaia do Norte
Familiares acreditam que passageiros de helicóptero desaparecido possam estar vivos. Buscas continuam na manhã desta segunda.
FAB diz que helicóptero continua desaparecido em Atalaia do Norte

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2