Saude
zika virus
Nº de casos suspeitos de Zika vírus sobe para 25 no AM
O Amazonas registra, até esta sexta-feira (11), 25 casos suspeitos de Zika vírus, segundo divulgação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Apenas um caso foi confirmado no estado. A secretaria também anunciou que a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) adotará uma nova técnica para detecção e diagnóstico da doença, a partir de janeiro de 2016. Ate quinta-feira (10), os casos suspeitos totalizavam 19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
A técnica utiliza método de biologia molecular de amplificação do DNA, utilizado para o sequenciamento de genes e diagnóstico de doenças hereditárias, assim como para detecção e diagnóstico de doenças infecciosas. Segundo a Susam, a Fiocruz já adota a metodologia, no Amazonas.De acordo com informações da Susam, todos os casos tem ocorrência em Manaus, incluindo o único caso confirmado. Ainda segundo a secretaria, a FMT está concluindo os últimos ajustes para começar a adotar técnica Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real (Polymerase Chain Reaction - PCR), para aumentar a capacidade de detecção do vírus.
A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, explica que a técnica tem como diferencial a sua versatilidade, que permite a aplicação em diversos materiais biológicos. “É um método capaz de identificar o patógeno (vírus, protozoários, dentre outros), fornecendo informações precisas da sua presença no material analisado. É muito importante para a confirmação do diagnóstico”, destacou.
Segundo Graça Alecrim, a FMT também está se preparando para, a partir do próximo ano, testar novos métodos para detecção e diagnóstico do Zika vírus.
.
Unidades-sentinela
Como parte das ações para reforçar o monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e, agora, principalmente de Zika vírus, a Susam já definiu quatro unidades sentinelas: o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, a FMT e o Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, na rede pública e o Hospital Adventista, da rede particular.
Além disso, a Susam expediu notas técnicas, assinadas em conjunto com o município, contendo orientações a serem adotadas nas maternidades e no atendimento ao pré-natal, na atenção básica.
Indicadores
Conforme dados da FVS-AM, em 2015, em todo o Estado, foram registrados 7.191 casos de Dengue. Em relação à febre Chikungunya, neste ano foram notificados 152 casos da doença no Amazonas, somente 12 confirmados, 75 descartados e 65 permanecem sob investigação. Dos 12 casos confirmados, cinco foram de transmissão autóctone (interna) e os sete restantes “importados” (o doente foi infectado fora do Estado).
Previous article
Next article
Leave Comments
Postar um comentário