Manaus
Saude
dia ''D'' de combate ao aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), um conjunto de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que será realizado no dia 19 de dezembro, em diversas zonas de Manaus. O dia "D" contará com a fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que vai aplicar multar a proprietários de imóveis de risco que podem chegar a R$ 33 mil. Material educativo também será distribuído durante a ação.
No plano de ação, a Semsa, em parceria com outras secretarias municipais, vai intensificar o trabalho de prevenção e eliminação do mosquito em 22 bairros de alta vulnerabilidade e em 29 bairros de média vulnerabilidade.O plano foi anunciado pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, que se reuniu com gestores para anunciar o Plano Municipal de Ação Contra os Vírus da Dengue, Chikungunya e Zika vírus 2015/2016. O objetivo é traçar estratégias que evitem surtos de microcefalia que podem ser causados pelo Zika;
Durante a ação, o Governo do Estado vai distribuir materiais educativos, como adesivos de carros e folhetos, alertando a população para ser agir em reforço com a prefeitura de Manaus no combate ao Aedes aegypti.
Foi anunciado também que a Visa Manaus aplicará multas no dia da ação. Os proprietários de imóveis de alto risco (ferros velhos, construção civil, terrenos baldios, cemitérios, condomínios) com grandes focos do mosquito receberão multas que vão de 1 Unidade Fiscal do Município (UFM) até 400 UFMs, o que pode equivaler a R$ 33 mil.
Entre os serviços disponíveis no dia da ação, estão o mutirão de limpeza, visita casa a casa, fortalecimento da estratégia Dez minutos contra a Dengue, fortalecimento do uso da legislação sanitária nos pontos estratégicos, bloqueio vetorial, mobilização das escolas, e a mobilização e parceria de entidades religiosas, comunitárias e organizações da sociedade civil e ampliação do Disque-Saúde (0800-280-8-280) para prestar informações sobre vírus Zika.
O secretário explicou ainda que o alerta será intensificado no período de grande circulação e concentração de pessoas como Natal, Reveillon, Carnaval, retorno das férias escolares e as Olimpíadas 2016.
“Tolerância zero para o mosquito Aedes aegypti. A população não pode deixar água acumulada em nenhum local, porque senão o mosquito se prolifera. Temos que proteger principalmente nossas grávidas, por isso reforçamos às pessoas a seguirem as orientações da campanha Dez Minutos contra o Aedes, fazendo um chek list semanal em casa, eliminando todos os possíveis focos. E os donos de terrenos ou estabelecimentos também devem ficar atentos para não colocar a população em risco, principalmente as grávidas”, ressaltou Homero de Miranda Leão.
Leave Comments
Postar um comentário