Esporte
Vasco enfrenta o Icasa para gantir a volta a Série A
Ainda não se completou um ano daquele 8 de dezembro, em que a goleada de 5 a 1 para o Atlético-PR, na Arena de Joinville, decretou o segundo rebaixamento do Vasco e dividiu lugar com outra tragédia, ainda mais deprimente, a das cenas de barbárie entre os torcedores dos dois times na arqui bancada. Era o desfecho de um ano terrível e o início de outro tão ou mais complicado, período que o Vasco quer botar definitivamente no passado a partir das 16h20m deste sábado, contra o Casa, no Maracanã.
Importa pouco, agora, o título estadual perdido para o maior rival por causa de um erro de arbitragem no último minuto. É irrelevante, nesta tarde, o mau futebol apresentado durante toda a Série B, incluindo a goleada em São Januário para o Avaí (5 a 0). Não estará na cabeça dos torcedores, pelo menos até esta noite, o confuso processo eleitoral e mesmo a troca de comando no clube, a ser novamente dirigido por Eurico Miranda a partir do próximo mês.
O diagnóstico das causas que levaram o Vasco ao atual momento, e mesmo as indefinições sobre o futuro, como por exemplo a permanência do técnico Joel Santana, ficarão em suspenso para que o time cumpra seu dever. Não é tarefa das mais difíceis: um empate já garante matematicamente a classificação, que pode vir mesmo com uma derrota, a depender dos outros resultados da rodada.Mais de 50 mil vascaínos vão encher o Maracanã esta tarde (os setores Norte, Sul e Leste inferior já estavam esgotados desde ontem), certamente não na esperança de ver uma grande exibição futebolística, mas para presenciar e ter participação ativa na virada de página que a história do clube precisa e que se espera que seja definitiva: acabar com o martírio da segunda divisão e poder voltar a disputar com seus principais rivais nacionais o maior título do nosso futebol.
Como se fosse um título
Joel tem comparado o acesso à importância de um título, tamanho o alívio que trará aos vascaínos. Com o estádio cheio, o treinador demonstra preocupação com a possibilidade de o clima de comemoração pelo “jogo do acesso” passar para os jogadores. E ligou o alerta para cortar o “já subiu”.
— Tenho muito medo do futebol. Já ganhei título no minuto 90, já perdi... Parece que acabou e não acabou, é preciso pé no chão. Temos que ter muito cuidado, e não entrar em clima de euforia — disse. — Foi um ano de sofrimento, uma angústia de meses, o torcedor não está satisfeito, é claro. Foi um campeonato difícil. Espero que a gente possa contribuir para dar esse alívio ao torcedor. Para que ele acorde no domingo de manhã e pense: “Que bom!”
O treino de ontem no CFZ, uma atividade técnica de menos de uma hora, deu poucas pistas sobre a equipe que vai a campo esta tarde. Joel também não quis revelar o time, e adiantou apenas que Lucas Crispim, recuperado de lesão muscular, reaparecerá no banco de reservas.
A tendência é repetir a escalação da vitória sobre o Vila Nova, na terça-feira.
Vasco x Icasa
Vasco: Martín Silva, Carlos César, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Fabrício e Douglas; Rafael Silva, Kléber e Maxi Rodríguez.
Icasa: Busatto, Naylhor, Gilberto e Marco Tiago; Ivonaldo, Neto, Rodrigo Vítor, Mauri e Zeca; Júnior Barros e Nílson.
Juiz: Wagner Reway (MT).
Local: Maracanã.
Horário: 16h20m.
Transmissão: Rede Globo, Rádio Globo e CBN.
.
Previous article
Next article
Leave Comments
Postar um comentário