em Atalaia do Norte, Sepror disponibiliza uma tonelada de alimentos


Mais de duzentas pessoas, entre idosos, crianças e adolescentes, assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Atalaia do Norte, distante 1.138km de Manaus, serão beneficiadas com uma tonelada de alimentos entregues na terça-feira (01) pela Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
Os alimentos foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, executado no Amazonas pela Sepror, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). O programa começou a funcionar em agosto de 2011, através de um convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, explica que a partir daí, a Sepror adquire os produtos dos trabalhadores rurais e, simultaneamente, entrega a entidades sociais e filantrópicas. “Este é um programa criado para ajudar os agricultores familiares, que muitas vezes tem dificuldade em escoar e comercializar a produção, e por outro lado ajudar instituições com a doação de alimentos”, destacou Eron.


Os alimentos, entre eles, pupunha, macaxeira, banana, cupuaçu e milho serão incluídos no cardápio do Cras, onde o público desenvolve atividades recreativas, artísticas e esportivas. A pedagoga do Cras Ana Klíssia agradeceu à Sepror e disse que o PAA é um programa completo porque beneficia tanto o produtor rural quanto as famílias necessitadas.
A secretária Executiva de Políticas Agropecuárias e florestais da Sepror, Karine Araújo, lembrou que Atalaia do Norte foi um dos primeiros municípios a ser inserido no programa, em 2011, devido ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município ser um dos mais baixos do Amazonas. “É mais uma oportunidade do produtor que não tem bom preço no mercado garantir o faturamento de sua família, sem precisar entregar sua produção para atravessadores, que se aproveitam da falta de condição do produtor para enriquecer à custa de quem trabalha”, concluiu Karine.


Números do PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos já adquiriu 170 toneladas de alimentos no Amazonas para serem doadas à entidades filantrópicas. De acordo com a secretária Executiva do Amazonas Rural, Alíria Noronha, desde o ano passado o PAA já adquiriu mais de seis toneladas de alimentos de agricultores familiares somente em Atalaia do Norte. “Nos orgulhamos por conquistar esse programa. A agricultura familiar, hoje, está fornecendo alimentos para quem precisa. A Sepror leva a sério o fim a que se destina o PAA e com isso pretendemos contribuir com uma vida mais digna e mais saudável aos trabalhadores rurais”, reiterou Alíria.
Central de Recepção de Alimentos – Karine Araújo anunciou também o aparelhamento do programa em Atalaia do Norte. Segundo ela, a Central de Recepção de Alimentos que hoje funciona na sede do IDAM, será equipada com uma lancha, um caminhão e material de escritório.
Previous article
Next article

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2