Após primeira reunião, policiais esperam novo plano de carreira em vinte dias



Manaus - Após a primeira reunião dos representantes do movimento da Polícia Militar com o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, o soldado do Comando de Operações Especiais (COE), Ernandes Saraiva, afirmou que houve um compromisso de que, em 20 dias, um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários deve ser apresentado aos praças. A reunião foi marcada após a paralisação parcial feita pela categoria nas primeiras horas desta segunda-feira. 


Na reunião de ontem, o Estado se comprometeu a implementar uma nova Lei de Carreira dentro de até 60 dias. Zaidan não falou com a reportagem após a entrevista. A reportagem entrou em contato com a Agência de Comunicação do Estado (Agecom), que informou, em nota, que o plano de carreira dos policiais será concluído antes do previsto, porém não informou um prazo específico. 

Segundo Saraiva, a reunião tratou especificamente da Lei de promoção. “O prazo, que era de 60 dias, será reduzido para 20. Portanto, daqui a 20 dias, levaremos um novo Plano ao corpo da tropa, que em seguida seguirá para votação na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam)”, disse ele.

Entre as mudanças do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários, Saraiva destacou critérios para promoções. “Estamos excluindo da lei de promoções as questões de indicações. Outro quesito é o tempo de promoção, que antes era de 15 anos, para um soldado ser promovido a cabo. A partir de agora, se este soldado estiver apto, em cinco anos ele sobe de patente”.

O presidente da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), Platiny Soares, informou que uma assembléia acontecerá no fim de semana com os praças. “Faremos uma assembléia para discutir outras pautas que serão tratadas nas próximas reuniões”.

Além do Plano, a pauta do movimento da Polícia Militar trata assuntos como escala de serviços, reformulação do código de ética, ticket de alimentação e a Gratificação de Trabalho Extra (GTE). “Trouxemos cerca de 12 itens para serem tratados, mas escolhemos os mais urgentes, e os que mais atingem a tropa. Sem dúvidas, esse diálogo é um avanço para a corporação”, disse o soldado Gerson Feitosa, da Apeam.

De acordo com a Agecom, ao fim da reunião, ficou decidido que haverá um novo encontro, na próxima sexta-feira, 2 de maio, às 10h na Casa Civil. Na oportunidade a minuta do projeto de Lei deve ser elaborada e os outros assuntos discutidos, conforme explicou Raul Zaidan.
VIOLENCIA CONTRA A MULHER: Amazonas adota Botão do Pânico.
Policiais cantam Hino Nacional e oram após acordo com o Estado
Após primeira reunião, policiais esperam novo plano de carreira em vinte dias

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2