Alto Solimões
Amazonas
Política
ALE-AM articula vôo regular Letícia – Manaus
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), reuniu-se com a embaixadora do Panamá no Brasil, Gabriela Garcia, nesta quinta-feira, 27 de setembro. O parlamentar pediu apoio para articulações junto à empresa aérea panamenha Copa Airlines para a inauguração de um voo regular entre as cidades Manaus e Letícia, na Colômbia, que faz divisa com o município Tabatinga, no Alto Solimões.
Nicolau explicou à diplomata que o objetivo do pleito é tornar mais barato o transporte aéreo para quem vive na região do Alto Solimões, além de fomentar o turismo local e atrair novas linhas aéreas ao Estado. Atualmente, apenas a empresa Trip Linhas Aéreas oferta voos para localidades do interior, com passagens a custos elevados.
“Buscamos junto à embaixadora um contato com a Copa Airlines para que tenhamos um voo de Letícia para Manaus. Em Letícia existe um aeroporto internacional que faz vários trechos com Bogotá por apenas 20% do valor do voo Tabatinga-Manaus”, apontou. “Isso diminuiria muito os custos de passagem aérea já que a Trip pratica preços absurdos”.
A embaixadora se comprometeu em levar a demanda para representantes da Copa Airlines, que já opera na capital amazonense com frequência diária para o Panamá. “Temos muito interesse em continuar fortalecendo nossos laços com o Brasil e, agora, vamos iniciar os estudos com a Copa Airlines, que são os indicados para tomar essa decisão”, garantiu Garcia.
Amazonas pode ser hub aéreo, diz Nicolau
Após a reunião, Nicolau participou de uma Sessão Especial no Plenário da ALEAM em homenagem ao Dia do Turismo. O presidente repercutiu a solicitação feita à embaixadora do Panamá aos presentes e disse que o Amazonas tem capacidade para se tornar um hub aéreo – termo de aviação para locais que são centros de distribuição de voos.
“O Amazonas, geograficamente, pode ser um hub. Estamos próximos aos Estados Unidos e aos grandes centros. Podemos ter novas linhas aéreas e nos integrarmos à política nacional como um Estado que pensa e precisa do turismo como um mercado que será significativo no futuro”, discursou o presidente da ALEAM.
Da tribuna, Nicolau também informou que já abordou o presidente da empresa aérea TAP Portugal, o brasileiro Fernando Pinto, sobre a inclusão de um voo direto Manaus-Lisboa. Com a medida, o presidente acredita que a capital amazonense poderia iniciar uma “competição saudável” com Belém (PA), onde o trecho sugerido já está operando.
Fonte. ALEAM.
Leave Comments
Postar um comentário