Governo usa tecnologia para Ronda no Bairro na zona leste de Manaus


Manaus - “A Zona Leste de Manaus clama por segurança e nós não vamos esmorecer”. Foi com esta frase que o governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugurou na manhã desta quinta-feira (19) a segunda etapa do programa Ronda no Bairro em Manaus.

A cerimônia de inauguração da segunda etapa do programa de segurança aconteceu durante a entrega do 30o Distrito Integrado de Polícia, no bairro João Paulo, um dos principais da zona leste.

De acordo com o governador, o investimento de mais de R$ 186 milhões na implantação programa visa garantir a segurança de uma das regiões mais populosas de Manaus. “Temos a imensa sensação de insegurança nesta área da cidade e a implantação do programa vem para atender os anseios do povo da Zona Leste”, destacou.

Com a implantação do programa Ronda no Bairro - Zona Leste, o efetivo de segurança salta dos atuais 278 para 931 policiais militares, com cerca de 120 PMs por área. O efetivo da Polícia Civil (PC) sobe também de 166 para 232 atuando na segurança das comunidades. O numero de Distritos Integrados de Polícia (Dip’s)  dobrou de quatro para oito, com 226 viaturas e 126 motocicletas.

Para Omar, este é um dos maiores investimentos na gestão dele como governador do Amazonas e que irá beneficiar uma população de quase 500 mil habitantes. “Ninguém é imune a criminalidade na cidade de Manaus e só tem uma forma de melhorar a segurança, que é fazendo investimentos como este”, declarou.

Sobre a superlotação no sistema penitenciário na cidade de Manaus, Omar afirmou que o programa Ronda no Bairro tem por objetivo inibir a criminalidade e não efetuar mais prisões. “Quem não quiser ir preso que não cometa crimes. Penitenciária não é hotel cinco estrelas e as pessoas têm que se conscientizar que o crime não é a melhor saída”, disse.

Tecnologia aplicada

Ainda na zona leste foi instalada 80 quilômetros de rede fibra óptica, que permitiu a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) em todos os oito Dips da zona leste. O objetivo é que o  Centro Integrado de Operação de Segurança (Ciops) tenha o controle de todas as ações desenvolvidas no Distritos Policiais.

Todas as viaturas do programa Ronda no Bairro estão equipadas com GPS, que proporciona a localização exata do veículo e permite o acompanhamento do percurso durante os deslocamentos.

As seis câmeras instaladas na viatura mandam imagens direto para o Ciops. As viaturas ainda contam com um sistema de radiocomunicação, um telefone móvel, um identificador biométrico e uma impressora para o resumo do boletim de ocorrência.

A implantação do Ronda no Bairro passa a contar também com o sistema de segurança Video Wall, um novo sistema digital de radiodifusão que permite a localização geográfica de cada policial que utiliza o radiotransmissor durante o policiamento em Manaus.
Previous article
Next article
carro usado em assassinato de delegado é encontrado em chamas
Delegado Oscar Cardoso é executado com mais de vinte tiros em Manaus neste domingo
A PMMG, a PC de SP e a PRF, mataram cerca de 10 bandidos, de 20.

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2