Populares cobram limpeza de lixão em Atalaia do Norte

       No decorrer da semana, o Portal Javari recebeu várias fotos e solicitações para que fizéssemos uma matéria denunciando o descaso com o lixão do município de Atalaia do Norte. 

Considerando que o descarte e coleta de lixo são responsabilidade das prefeituras e que o lixo que produzimos não pode ir para qualquer lugar, o espaço deve ser preparado para evitar contaminação do solo e problemas para o meio ambiente. Essa preocupação é responsabilidade de quem governa a cidade.

Foto: Sebastião Salvador

Nesta semana, o  Sr. Sebastião Salvador, morador do município de Atalaia do Norte, cobrou em sua rede social  uma resposta das autoridades do município ''Onde estão as nossas autoridades máximas de nosso município q não enxergam isso? O q estar faltando? Daqui pra frente é só votar certo q as coisas podem mudar". Em seguida,  a Srª. Simone Silva, esposa do Prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor o respondeu dizendo que "o pessoal da Limpeza e Semmas estão trabalhando p lá...se chover infelizmente temos q interromper" e Atacou "Para se vitimizar aparece um monteee...falar a vdd eu quero ver.. até hoje estamos no aguardo do processo ainda da campanha no qual eu e minha irmã fomos acusadas.. ahh pelo Amor de Deus... vamos ajudar... lixo é a cara de quem tenta denigrir a imagem das pessoas sem provas e ainda estando mortooo de errado!"

Foto: Sebastião Salvador


Coleta de lixo. Segundo censo demográfico de 2000, apenas 18,3% do lixo produzido na cidade é coletado pelo poder público municipal. Nota-se, que apenas 26,5% dos cidadãos têm o costume de queimar o lixo e 42,4% o jogam em terreno baldio ou qualquer outro logradouro.


Atualmente encontram-se espalhados pela cidade cestos de lixo feitos de madeira, destinados ao depósito de dejetos pela população. Cabe aos cidadãos despejar o lixo em sacolas plásticas, mas nem sempre isso é cumprido.

O lixo da cidade é recolhido pelo caminhão da prefeitura e despejado em um lixão ao longo da rodovia BR-307. Relata-se que alguns  habitantes rebuscam objetos usados nesse lixão. O lixo não apenas é depositado nesse lugar, como também é queimado .Não há nenhum programa de reciclagem no município, nem de coleta seletiva.


Segundo o Biólogo Fábio Lopes, desde 2010, todos os municípios brasileiros foram orientados a seguir uma política nacional de resíduos sólidos. Cada cidade deve, além de coletar, dar um destino adequado ao lixo recolhido, que não pode ser um lixão. Os lixões foram proibidos em todo o país. “O lixão na verdade é você pegar o resíduo residencial, industrial ou comercial e jogar em um lugar a céu aberto. O que isso promove? Profilferação de ratos, roedores, insetos e traz doenças. A população invade e constrói próximo a esse local. Vira um caos. O aterro sanitário é uma área estudada, onde não tem contato com a água subterrânea, águas superficiais. É cavado um buraco e o local é encapado com um plástico chamado polietileno, de alta densidade. É um plástico bem grosso e serve como um saco para forrar o terreno. O lixo é depositado e coberto imediatamente com terra ou com barro. Quando esse lixo começa a se degradar sai aquele líquido chamado chorume. No fundo desse plástico tem um encanamento que leva esse chorume para uma estação de captação e depois de 20 anos é tampado com grama e vira um campo de futebol, um parque. Então ele não causa um impacto grande”, diz o biólogo .

Para onde vai o lixo de sua cidade? O lugar é adequado? Quanto o município gasta com a coleta e a destinação do lixo? Há programas de separação e reciclagem do lixo limpo em sua cidade para diminuir os danos ambientais? Todo morador deveria ter as respostas para essas perguntas. Também deveria conhecer os projetos dos candidatos a prefeito de sua cidade para o lixo. Porque em uma eleição, se esse assunto for deixado de lado, for varrido ou jogado para embaixo do tapete, a sujeira logo aparecerá e todos sofrerão as consequências. "Uma cidade limpa é uma cidade que tem uma conta menor para pagar com a saúde pública. Menos pessoas adoecem. O turismo é incentivado, porque ninguém quer vir para uma cidade suja. As questões de engenharia de trânsito também estão diretamente ligadas a como as pessoas dispõe esse lixo na rua, a qualidade de vida das pessoas também muda quando estamos em uma cidade limpa. O eleitor tem que ver se essas propostas são possíveis de ser realizadas”, diz o biólogo.

Fotos recebidas via Whatsapp.








Por: Portal Javari


Previous article
Next article

1 Comments

SIMONE SILVA disse...

Nao ataquei o Sr Sebastião e a resposta:e Atacou "Para se vitimizar aparece um monteee...falar a vdd eu quero ver.. até hoje estamos no aguardo do processo ainda da campanha no qual eu e minha irmã fomos acusadas.. ahh pelo Amor de Deus... vamos ajudar... lixo é a cara de quem tenta denigrir a imagem das pessoas sem provas e ainda estando mortooo de errado..já q nao entenderam nao foi para ele.
Mas já q tenho direiro de defesa e sem ataques...o Sr Sebastião deveria falar da Gestão qd era beneficiado e funcionário.. agora esta magoado e cim raiva pq saiu de folha pq já tem contrato com A Addes..resolveu se pronunciar???





Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2