CONHEÇA ATALAIA DO NORTE - Portal Javari

O portal de Notícias de Atalaia do Norte

Ultimas

Home Top Ad

some text

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

CONHEÇA ATALAIA DO NORTE


                   História da Cidade de Atalaia do Norte - Amazonas

     
Bandeira de Atalaia do Norte



 
                                             Ginásio onde é feito os jogos três fronteiras








População estimada 2016................................................................................................ 18.599
População 2010 ..............................................................................................................15.153
Área da unidade territorial 2015........................................................................ (km²) 76.345,164
Densidade demográfica 2010................................................................................ (hab/km²) 0,20
Código do Município ....................................................................................................1300201
Gentílico ....................................................................................................................atalaiense
Prefeito......................................................................NONATO DO NASCIMENTO TENAZOR

Histórico

Habitavam primitivamente o território do atual município de Atalaia do Norte os índios Mangeronas, Ticunas, Marubas e Maias. Dos dois últimos vivem ainda remanescentes no referido território. Os Maias conservam-se ainda arredios à civilização. A região do Javari foi das últimas a ser exploradas, devido aos ferozes selvagens seus habitantes e às doenças endêmicas que ali se alastravam. Entre os anos 1864 e 1874, ocorreram confrontos na região entre os silvícolas e o pessoal das comissões mistas brasileiro-peruanas encarregadas das demarcações de fronteiras. O mais antigo núcleo de povoamento é Remate de Males, que, aliás, foi durante vários anos, de 1898 a 1901 e de 1904 a 1928, sede do município de Benjamim Constant. Não se sabem precisamente a data de sua fundação. Entretanto, Anísio Jobim, em Panoramas Amazônicos, informa que o povoado se originou de uma cabana à margem de Itecoai, onde habitava o filho de um oficial superior brasileiro, e que a denominação de Remate de Males foi dada em 1890, pelo maranhense Alfredo Raimundo de Oliveira Bastos, que encontrou neste local relativo bem-estar, resolvendo fixar-se como um remate aos seus males. Colocou, então na fachada de seu barracão o letreiro Remate de Males, cuja designação se estendeu a todo lugar. A denominação de Atalaia justifica-se por ser a localidade ?o mais extremo núcleo do Oeste, a guarita da marcha para o Oeste?, no dizer de Álvaro Maia, em discurso proferido em Remate de Males em 1943.

Gentílico: atalaiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Remate de Males, pela lei estadual nº 176, de 01- 12-1938, subordinado ao município de Benjamim Constant. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-9143, o distrito de Remate Males figura no município de Benjamim Constant.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Atalaia do Norte, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Benjamim Constant. Sede no atual distrito de Atalaia do Norte (ex-Remate de Males). Constituído Do distrito sede. Instalado em 23-02-1956. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

O município de Atalaia do Norte é mundialmente conhecido por abranger grande parte da Terra Indígena Vale do Javari, a qual é a maior reserva de índios isolados do mundo,6 além de ter sido o local de uma das maiores quedas cósmicas da história moderna, que ficou conhecida como Evento do Rio Curuçá.


LOCALIZAÇÃO, CLIMA E RELEVO 

O Município de Atalaia do Norte esta situado na região norte do Brasil, localizado a Oeste do Estado do Amazonas e, de acordo com a divisão regional do Estado, integra a 1ª sub-região, denominada Alto Solimões, ocupando uma área de 76.687,1 Km2, correspondendo a 4, 86% da área total do Estado que é de 1.577.820,2 Km2. 

O clima e do tipo Equatorial, quente-úmido. E a temperatura local varia entre a máxima de 400C.

A sede municipal de Atalaia do Norte, localiza-se na margem direita do Rio Javari, a 80 m acima do nível do mar. É a mais ocidental cidade amazonense. A região do Rio Javari foi das ultimas a ser explorada, devido aos ferozes selvagens, seus habitantes e às doenças endêmicas que ali grassavam. 

O relevo de maneira geral é plano com suave ondulação, contendo algumas planícies aluviais periodicamente inundadas e os tipos de solo mais comuns são argilosos, arenosos, humosos e aluviais. 

LIMITES 

O Município é constituído pelo Distrito de Atalaia do Norte e 37 comunidades rurais, das quais, 15 ribeirinhas e 22 indígenas, e tem os seus limites assim definidos:

Ao Norte e Oeste – com a Republica do Peru;

Ao Sul e Sudoeste – com o Município de Ipixuna;

A Leste e Nordeste - com o Município de Benjamim Constant;

A Sudoeste – com o Município de Guarajará. 

O Rio Javari, em toda sua extensão, além de constituir a principal via hidrográfica de Atalaia do Norte, serve também como marco natural para demarcação da fronteira do Brasil com o Perú. 


DADOS GERAIS 
População: 15.149 habitantes
Área Territorial: 76.354,99 km²
Distância à Capital: 1.136,12 Km
Ano de Instalação: 1955
1ª Sub - Região: do Alto Solimões
Microrregião: Alto Solimões
Mesorregião: Sudoeste Amazonense
Altitude da Sede: 65,00 m 
Via de acesso: Fluvial

Aniversário da cidade: 23 de fevereiro.

Festas e Eventos:

Festa do Padroeiro São Sebastião, 1 à 20 de janeiro


Jogos Três Fronteiras

Festa do Dia das mães
Festa do dia dos pais 
Festival Junino
Campeonato Atalaiense de Futsal

Festa do Dia das crianças
Natal das Crianças
Festa de fim de ano
Jogos Três Fronteiras, fevereiro. Eventos esportivo e cultural que envolve 3 países: Brasil, Peru e Colômbia.



                                                      #CURTA 
                                                   #COMENTE
                                              #COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

ANUNCIE AQUI

Páginas