8 presos de Tabatinga testam positivo para o Coronavirus



A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, na noite desta sexta-feira (8), que oito internos da Unidade Prisional de Tabatinga (UPT), distante 1.108 quilômetros de Manaus, testaram positivo para o novo coronavírus na noite de quinta-feira (7). O total de infectados com a doença no sistema prisional do Estado subiu para 39. No Amazonas, mais de 10 mil pessoas já foram contaminadas.

Nesta sexta, a Justiça em Tabatinga emitiu uma decisão determinando que o Poder Público Estadual adote medidas emergenciais para evitar a proliferação da Covid-19 na unidade prisional do município.

De acordo com a Seap, dos oito infectados, um está internado e sete recebem atendimento na própria unidade. Além deles, dois colaboradores e o diretor da unidade também foram diagnosticados com a doença, estes já estão afastados de suas funções e seguem fazendo o tratamento médico em casa, segundo informou a secretaria.

A Seap informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando testes rápidos nos demais detentos e colaboradores da unidade. Os resultados estão sendo aguardados. Atualmente, a população carcerária no presídio de Tabatinga é de 126 internos.

À SEAP informou que ainda não foi notificada. A secretaria respondeu que tem adotado uma série de ações preventivas desde o início da pandemia, como: suspensão das visitas de familiares e advogados; separação dos internos que integram grupo de risco; isolamento por 15 dias para todos que entram no sistema prisional; higienização dos pavilhões e celas; pulverização nas unidades com hipoclorito de sódio e água.

A Seap ainda ressaltou que as equipes de saúde das unidades intensificaram os trabalhos de verificação de possíveis sintomas da Covid-19 em internos, bem como tem fiscalizado a utilização de álcool em gel, máscaras e EPI’s por parte dos colaboradores das unidades prisionais.


Até esta sexta-feira (8), 39 detentos do sistema prisional do AM já haviam testado positivo para a Covid-19. Além dos 8 novos casos em Tabatinga, 1 caso foi registrado na unidade prisional de Itacoatiara (UPI), 26 na Unidade Prisional de Parintins (UPP), 4 na Unidade Prisional de Tefé (UPT). O primeiro caso no sistema prisional do Amazonas foi em Manaus, mas o número não é contabilizado pela secretaria pois o detento era temporário e não pertence mais o sistema prisional.
Previous article
Next article

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2