Procissões católicas marcam esta Sexta-Feira Santa


igreja católica de Manaus celebra hoje (25) a paixão de Cristo em continuidade ao chamado tríduo pascal - conjunto de três dias celebrados no cristianismo (quinta-feira santa, sexta-feira santa e vigília pascal, véspera do domingo de Páscoa).
Duas procissões ocorrem hoje, a Via-Sacra está prevista para sair às 9h da igreja Nossa Senhora da Conceição e seguirá até  o santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, após a celebração da paixão a procissão retorna a tarde com a imagem do senhor morto.
O pároco da igreja Matriz, Charles Cunha, explica que quando a imagem de Cristo morto entrar na catedral, os fiéis devem realizar  o gesto do beijo, que não faz parte da celebração, mas  sim da cultura do povo manauense. “A devoção realmente é comovente, há fiéis que choram como se Jesus realmente estivesse morto e velado dentro da catedral”, comentou.
Para o arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, o tríduo pascal é a memória de tudo o que deve ser fundamental na vida. “Na vida, precisamos de memória para não esquecer o que é fundamento e o mais importante lembrarmos de Jesus que morreu para a salvação do mundo. A razão da existência da igreja é a páscoa e por isso precisamos fazer este memorial”, disse.
Santos Óleos
Ontem (24) foi celebrado na catedral a missa dos Santos Óleos, onde se consagra os três óleos do catecúmenos, crisma e dos enfermos que serão utilizado nos sacramentos nas comunidades, paróquias e santuários durante todo o ano de 2016. Durante a celebração, os padres e irmãos de Manaus, realizam a renovação das promessas sacerdotais.
Mais de dois mil fiéis participaram desta celebração que teve início às 9h30. Foram proclamadas as leituras dos livros do profeta Isaías, apocalipse de são João e o evangelho de Lucas. As leituras em si relembraram que os Espírito Santo de Deus está sobre os ungidos com os óleos e reforçaram os deveres e dedicação dos sacerdotes ao povo cristão. O apocalipse além de relembrar a ressurreição de Jesus e do serviço do sacerdote que deve se espelhar na caridade e na dedicação do salvador.
O evangelho de Lucas contou a vinda de Jesus a terra a dedicação e entrega pela salvação da humanidade, quem segue os ensinamentos tem a presença do Espírito Santo.
Dom Sérgio Castriani, durante a homilia disse aos sacerdotes a importância que cada um deles tem em anunciar as maravilhas do Senhor, e que em Manaus há um povo que reconhece esse simples gesto e participar da celebração da bênção dos óleos é um gesto de agradecimento e deste reconhecimento.
Durante a oração eucarística, foi abençoado os óleos dos enfermos ministrado na unção das enfermidades de pessoas doentes. Após a comunhão, o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, abençoou os óleos do catecúmenos que serão utilizados nas celebrações do batismo. Por último ocorreu a benção do óleo do crisma, este foi misturado com perfume e por fim o sopro do arcebispo que representa o Espírito Santo. Este óleo é utilizado nas celebrações do Crisma (confirmação das promessas batismais) além da unção dos sacerdotes e bispos.
Conforme Castriani, o óleo é um sinal de consagração. “Antigamente o óleo do crisma era utilizados na consagração dos reis. Hoje o crisma é utilizado na consagração dos sacerdotes e na missa do crisma que é a confirmação do batismo, a igreja católica tem como base os sacramentos, por isso que todos os anos realizamos a celebração desses óleos”, explicou.
Participaram aproximadamente 145 padres. Esta foi a primeira celebração do padre Zezinho como dom José Albuquerque, que  receberá a ordenação no dia 19 de junho.
Previous article
Next article

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2