Darcy Marubo é cotado para assumir chefia da Funai.


foto: Jader Marubo


Indígenas das etnias Marubo, Kanamary, Mayoruna e Matis, ocupam a sede da Funai, no município de Atalaia do Norte. Onde retiraram a força o administrador Bruno Pereira, alegando uma serie de problemas junto a administração em Atalaia do Norte.
São praticamente três dias, e ainda os homens e mulheres indígenas, continuam em posse da Sede da Funai em Atalaia do Norte. Onde aguardam ainda uma resposta da Administração do órgão em Brasília. Segundo o Vereador indígenas Manoel Chorimpa, o movimento já encaminhou Carta, justificando todos os pedidos ao Presidente da Funai em Brasília.
Chorimpa enfatizou ainda, que os indígenas aguardam a exoneração de Bruno Pereira. Para que seja apreciado pelo Presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, os nomes escolhidos pelo movimento indígena em assembleia.


Segundo o blog Jambo Verde apurou, que dentro do movimento indígena, onde o nome que mais se destaca, é o do Vereador Manoel Chorimpa. Seguido pelo de Darcy Marubo, na preferencia para assumir a administração da Funai em Atalaia do Norte.

Até então não se vê nenhum problema em ralação a ocupação que se justifica pela falta de problemas junto a administração, e sim com relação a etnia Marubo, que há anos ocupam grandes cargos, seja no comando da saúde indígena, seja no comando das associações. Caso as indicações sejam acatadas, pelo presidente da Funai é possível que  muito em breve no Vale do Javari, ocorram brigas por cargos entre os "parentes".




Previous article
Next article

Leave Comments

Ads

Ads 2

Ads Tengah Artikel 2