Manaus a 100 Dias do Mundial

Reforma do porto não foi executada; ações turísticas aguardam recursos. Obras do aeroporto internacional também ainda não estão concluídas.


Arena da Amazônia será entregue no dia 9 de março (Foto: Chico Batata)
A 100 dias da Copa do Mundo de 2014, ainda há projetos voltados para o setor turístico de Manaus e mobilidade, que na prática, não saíram do papel. A maioria das obras ficará pelo caminho e outras ações devem ser concluídas às vésperas do início do mundial. Das ações constantes na matriz de responsabilidade, apenas a obra da Arena Amazônia será entregue ainda em março.
Conforme o Ministério do Turismo, a responsabilidade de execução das obras é da Prefeitura de Manaus e o início previsto, para mais da metade das obras, era agosto de 2013 e conclusão até junho deste ano. Entretanto, as obras ainda não iniciaram e os CATs móveis não foram adquiridos. Depois de sucessivos atrasos no cronograma, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que é o órgão oficial de cultura, turismo, eventos e Copa do Mundo, disse que aguarda liberação da Caixa Econômica Federal para iniciar processos licitatórios. “Nossa previsão é que em março reestruturaremos os CATs existentes e construiremos os demais. Em maio, a compra dos dois CATs móveis”, informou a gerente de turismo da Manauscult, Enilda Lins.CATs
A Ampliação e qualificação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Praça Tenreiro Aranha e a implantação de dois novos CATs (um na Ponta Negra e outro na Rodoviária de Manaus) são ações previstas na matriz de responsabilidade da Copa. A compra de dois CATs móveis também foi anunciada. Os equipamentos serão utilizados na Arena Amazônia e no Fifa Fan Fest, que funcionará na Praia da Ponta Negra, situada na Zona Oeste da capital. Ao todo, R$ 4.698.788,04 serão investidos.
Visitante que chega ao Porto de Manaus atualmente encontra poucos serviços  (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Obras do Porto de Manaus deveriam começar em
2013, mas ainda não iniciaram
(Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Porto de Manaus
Melhorias na infraestrutura portuária da capital amazonense estão na matriz de responsabilidade da Copa. As obras no Porto de Manaus deveriam ter iniciado em março de 2013 e concluídas em maio deste ano. Porém, os serviços não foram iniciados ainda até o momento e os projetos não serão executados antes da Copa. Dentre ações que deveriam ter sido executadas, com o orçamento de R$ 89,4 milhões, estão: restauração, adequação e modernização da área retroportuária, adaptação de armazéns 3 e 4 para o Terminal Hidroviário de Passageiros, adaptação do armazém 0 para bagagens, recuperação estrutural das pontes de acessos dos dois cais flutuantes, aumento do cais das torres, urbanização de pátio para estacionamento e passarela coberta para pedestres.
Em dezembro de 2013, a Justiça Federal suspendeu a licitação para as obras do Porto de Manaus. A decisão teve como justificativas alterações feitas no objeto da licitação, que deveriam fazer com que o edital fosse republicado para que outras empresas pudessem concorrer. As obras do porto foram atrasadas devido a diversas ações judiciais, que tiveram início com a suspensão do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O G1 procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para verificar o novo cronograma e quais medidas estão sendo tomadas para liberar o início das obras. Através da assessoria de comunicação, o órgão disse que aguarda esclarecimentos do setor técnico do Dnit para se pronunciar.
Projeto de monotrilho é analisado em Manaus (Foto: Divulgação)Projeto do monotrilho foi retirado das ações de
mobilidade urbana constantes na matriz de
responsabilidade da Copa (Foto: Divulgação)
Mobilidade Urbana
Após diversos impasses e problemas judiciais, o monotrilho, que era o principal projeto de mobilidade urbana da Copa em Manaus, foi retirado da matriz de responsabilidade do mundial no início de 2013. No fim do ano passado, a Justiça Federal suspendeu os trâmites para a celebração do contrato e repasse de verbas destinadas à implantação do monotrilho, orçado inicialmente em R$ 1,3 bilhão, com financiamento por meio do Programa Federal de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana - Pró-Transporte, que tem como gestor o Ministério das Cidades e como agente operador a Caixa Econômica Federal.
Sistema BRS está operando em fase experimental (Foto: Marinho Ramos/Semcom)Sistema BRS é alternativa de melhoria no
transporte coletivo adotada pela Prefeitura de
Manaus (Foto: Marinho Ramos/Semcom)
A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas também retiraram o projeto de implantação do BRT (Bus Rapid Transit), alegando inviabilidade gerada pelo atraso para aprovação e liberação de recursos necessários para execução das obras. O BRT era uma das ações de melhorias do transporte público coletivo da capital para o mundial. Entretanto, a Prefeitura de Manaus iniciou em fevereiro deste ano a implantação experimental do BRS (Sistema Bus Rapid Service), que é um sistema de corredores exclusivos para ônibus e será uma alternativa diante da inviabilidade de projetos antes do mundial. Ainda não há uma data para operação do sistema de forma definitiva e por enquanto o BRS funciona apenas na Avenida Constantino Nery. Dez linhas de ônibus utilizam as plataformas que foram revitalizadas e a frota total têm 117 veículos.
Apesar de ter sido retirado da matriz de responsabilidade e descartado para o mundial, o BRT poderá ser adotado após a Copa. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) explicou que existe possibilidade da estrutura do BRS ser utilizada pelo BRT depois de alguns ajustes. Outros modelos de transporte urbano coletivo como, por exemplo, o VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), estão sendo estudados pela prefeitura da capital.
Avenida Djalma Batista, em Manaus (Foto: Tiago Melo/G1 AM)Avenida Djalma Batista é um das vias que receberão
novas placas de sinalização (Foto: Tiago Melo)
Sinalização de vias
O projeto de revitalização da sinalização de ruas, avenidas e de pontos históricos de Manaus para Copa do Mundo de 2014 prevê a instalação de 400 placas com informações em dois idiomas (português e inglês), de acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). As áreas da cidade que receberão a sinalização ficam na região denominada quadrilátero da Copa, que abrange as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, que ficam nas proximidades da Arena da Amazônia. O Centro, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Porto e a Ponta Negra também receberão placas. A Amazonastur anunciou também que 131 totens com informações em três idiomas seriam instalados. As ações da primeira etapa estão orçadas em R$ 2 milhões.
“O projeto básico e executivo foi feito pela Ecocil. O projeto entregue foi supervisionado e aprovado pelos órgãos municipais, estaduais e pela Caixa Econômica Federal. A fase de execução de obra está a cargo da Construtora Oliveira e a ordem de serviço sairá após o Carnaval”, assegurou a Amazonastur.
Obras do Centro Intregrado de Comando e Controle estão atrasadas (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)Obras do Centro Intregrado de Comando e Controle estão atrasadas (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)
CICC
A construção do novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará ao lado do Centro Integrado de Operações (Ciops), em Manaus, também registra atrasos. As obras custarão R$ 7.844.449,08 e a estrutura é o principal projeto voltado ao monitoramento de segurança na capital, principalmente na Copa. No segundo semestre de 2012, o governo federal divulgou que as obras estavam previstas para iniciar em maio de 2013 e a conclusão seria em novembro do mesmo ano. Entretanto, os trabalhos no canteiro de obras começaram em agosto de 2013. O segundo prazo (19 de janeiro de 2014) estipulado para conclusão da construção do CICC já foi alcançado e os serviços continuam sendo realizados. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) não respondeu ao G1 se o novo CICC ficará pronto e passará a operar antes do mundial.
Centro de Convenções
A construção do Centro de Convenções do Amazonas (CCA) também está atrasada. O local será usado como suporte aos órgãos que atuarão na Copa do Mundo. O governo do estado chegou a divulgar, em dezembro do ano passado, que em janeiro de 2014 os trabalhos seriam finalizados. Até o momento 91% das obras foram executadas e a nova previsão é que no fim de abril o empreendimento seja entregue.
“Além da finalização da obra, teve a compatibilização entre a Arena e o CCA, que incluiu algumas recomendações da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-COPA) e as chuvas”, justificou a Amazonastur, responsável pelas obras.
Parte das novas áreas do saguão com embarque e desembarque (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Parte das obras do Aeroporto Internacional de
Manaus foi entregue em janeiro
(Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Aeroporto de Manaus
Iniciada em novembro de 2011, as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes foram 83,69% realizadas até dezembro. Esse percentual é o dado mais recente informado pela Infraero. Em janeiro foram entregues 70% do total do empreendimento, compreendendo as áreas do saguão de embarque, saguão de desembarque, balcões de vendas, reservas e informações (BVRI) das companhias aéreas, alfândega, áreas de imigração, de restituição de bagagem com quatro esteiras, de controle de passaporte, desembarque remoto internacional, embarque remoto internacional, 75% do estacionamento no nível superior e térreo, além da via principal do terminal de passageiros no nível superior e térreo.
Atualmente, as obras abrangem parte da área de check-in, parte do embarque internacional, conector central, embarque e desembarque remoto doméstico. A Infraero divulgou que serão iniciados os serviços para a implantação das novas áreas de embarque e desembarque doméstico. A entrega da primeira etapa será entregue em abril deste ano e após a Copa a segunda fase dos serviços deve ser concluída em setembro.
Hotéis
Manaus possui 109 empreendimentos com adequação para receber turistas, com uma oferta de 6.027 (Unidades Habitacionais) UHs e 12.048 leitos. Até a Copa de 2014 deverão ser inaugurados três novos empreendimentos, adicionando 892 UHs e 1.784 leitos a atual oferta hoteleira, conforme informações da Amazonastur. É projetado para a Copa 2014 uma oferta de 23.373 leitos considerando a oferta de hotéis de municípios da Região Metropolitana de Manaus, 20 hotéis de selva e opções de hospedagens alternativas (barcos de turismo e hotéis de luxo). A expectativa é que Manaus receberá 120 mil turistas no período do mundial. A UGP-Copa e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amazonas (Abih/AM) afirmam que a rede hoteleira atenderá a demanda de hóspedes.
Anfitetaro ganhou marquise para valorizar acústica do local (Foto: Divulgação/Semcom)Anfiteatro da Ponta Negra receberá o Fifa Fan Fest (Foto: Divulgação/Semcom)
Fifa Fan Fest
O espaço de 36 mil m² do Fifa Fan Fest terá capacidade para receber um público aproximado de 35 mil torcedores, por dia, durante o evento. Além da exibição dos 64 jogos do Mundial, o espaço deve receber pelo menos 13 atrações musicais durante a Copa, entre elas as bandas Babado Novo, Biquini Cavadão, Calcinha Preta, Cheiro de Amor, Detonautas, entre outros. O Fifa Fan Fest utilizará estruturas temporárias e a infraestrutura existente da Praia da Ponta Negra, em Manaus. A previsão da Manauscult, responsável pela preparação dos espaços do evento, é que até a abertura do mundial, no dia 12 de junho, toda a estrutura esteja montada e pronta para as atividades culturais.
Arena da Amazônia
A Arena da Amazônia é o único projeto da matriz de responsabilidade da Copa com as obras prestes a serem concluídas. O estádio que receberá quatro jogos na primeira fase do mundial já alcançou a marca de 97,29% dos serviços executados. Depois de vários adiamentos, a inauguração está prevista para ocorrer no domingo, dia 9 de março, com jogo inaugural entre Nacional-AM e Remo (PA) válido pelas quartas de final da Copa Verde.
Imagem noturna da Arena da Amazônia (Foto: Chico Batata)Vista aérea da Arena da Amazônia e das zonas centro-oeste e oeste de Manaus (Foto: Chico Batata)
Comunicação 4G
Manaus já conta com quatros redes de banda larga de quarta geração de operadoras de telefonia. As operadoras Claro e Vivo foram as primeiras a lançarem o chamado 4G na capital amazonense. A TIM e a Oi ativaram as redes às vésperas do término do prazo limite para implantação do 4G nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que encerrou no dia 31 de dezembro de 2013.
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