8 municípios do AM, decretam estado de emergência por conta da cheia - Portal Javari

O portal de Notícias de Atalaia do Norte

Ultimas

Home Top Ad

some text

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 7 de março de 2014

8 municípios do AM, decretam estado de emergência por conta da cheia



Canutama, município distante 619 km de Manaus, é o oitavo a decretar estado de emergência por conta da cheia dos rios, no Amazonas. Com 12 mil habitantes, a cidade localizada na Calha do Rio Purus decretou emergência nesta quinta-feira (6). A subida do Rio Purus atingiu os municípios de Canutama, Boca do Acre, Lábrea e Pauini. Na região do Rio Juruá, Envira, Guajará eIpixuna têm áreas submersas. Já o Rio Madeira atingiu Apuí. As oito cidades já decretaram emergência. Tapauá, Carauari, Eirunepé, Itamarati, Borba, Manicoré e Novo Aripuanã estão em estado de alerta e Humaitá, banhada pelo Rio Madeira, decretou estado de calamidade pública na semana passada.

Na próxima semana, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) deve realizar, em Manaus, um encontro com os coordenadores e representantes das defesas civis do interior para prestar orientações e informações técnicas sobre relatórios a serem encaminhados para o Ministério da Integração Nacional em Brasília (DF) solicitando liberação de recursos.“Estamos desocupando salas de aula e repartições públicas para atender imediatamente as 60 famílias que já estão desabrigadas. Outras mil pessoas da área urbana e rural já foram afetadas diretamente pelas águas e também serão alojadas nos próximos dias”, afirmou o prefeito de Canutama, Ocivaldo Amorim, durante a operação de remoção das famílias na tarde desta quinta.


Calamidade


O município de Humaitá, distante 590 km de Manaus, enfrenta desabastecimento de energia, água, alimentação e medicamentos devido o isolamento da BR-230 e da BR-319, que ligam a região à Rondônia e ao Acre.

A partir dessa sexta-feira (7), o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” e mais um Helicóptero serão deslocados pela Marinha para o município de Humaitá, onde prestarão os mesmos apoios à população local.
Rio Purus atingiu as cidades de Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini (Foto: Divulgação/AAM)Rio Purus atingiu as cidades de Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini (Foto: Divulgação/AAM)

Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

ANUNCIE AQUI

Páginas