Documentário de 1993 revela os bastidores da manipulação da notícia pela poderosa emissora brasileira - Portal Javari

O portal de Notícias de Atalaia do Norte

Ultimas

Home Top Ad

some text

Post Top Ad

ANUNCIE AQUI

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Documentário de 1993 revela os bastidores da manipulação da notícia pela poderosa emissora brasileira

Documentário de 1993 revela os bastidores da manipulação da notícia pela poderosa emissora brasileira



Beyond Citizen Kane
 (no Brasil, Muito Além do Cidadão Kane) é um documentário da rede de tevê britânica BBC, dirigido por Simon Hartog e produzido em 1993 para o Canal 4 do Reino Unido. A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas.

O então dono da Globo, Roberto Marinho (falecido em 2003), foi o principal citado no documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado, em 1941, por Orson Welles para o longa “Cidadão Kane”, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo a produção, a Rede Globo emprega a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.


A primeira exibição pública do filme no Brasil ocorreria no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), em março de 1994. Um dia antes da estreia, a Polícia Militar recebeu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia da película, ameaçando, em caso de desobediência, multar a administração do MAM-RJ. O titular da Secretaria de Cultura do Rio na época acabou sendo despedido três dias depois.


Durante os anos 90, o filme foi mostrado ilegalmente em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. Em 1995, a Globo entrou com um pedido na Justiça para tentar apreender as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo (USP), mas o pedido foi negado. O documentário só se tornou amplamente visto a partir do ano 2000, graças à popularização da internet.




 Veja a Sátira que circula na internet




Nenhum comentário:

Post Bottom Ad

ANUNCIE AQUI

Páginas